No dia 17 de maio de 1990, a assembleia geral da OMS (Organização Mundial de Saúde) aprovou a retirada do código 302.0, declarando que a homossexualidade não constitui doença, distúrbios e nem perversão. Desde então, o Dia Estadual de Combate à Homofobia é comemorado em 17 de maio. A data é um marco na luta contra a homofobia e celebrada pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias e do Museu da Diversidade, e em parceria com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania.

As atividades acontecem nas Fábricas de Cultura Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista e Parque Belém, todas na região leste da capital paulista. A programação do Dia Estadual de Combate à Homofobia conta com rodas de leitura e debates sobre preconceito e homossexualidade, sessões de cinema com a exibição de curtas-metragens e a exposição Homofobia Fora de Moda, do Museu da Diversidade.

A Fábrica de Cultura do Itaim Paulista, que concentra as principais atividades, terá duas sessões de cinema, a partir das 12h30, onde serão exibidos “Eu Não Quero Voltar Sozinho”, do diretor Daniel Ribeiro, e “Não Gosto de Meninos”, dos diretores André Matarazzo e Gustavo Ferri. Após a exibição dos filmes, haverá um debate sobre as políticas públicas para a população LGBT e de enfrentamento à homofobia no Estado de São Paulo, realizado pela Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, com participação do Comitê Intersecretarial da Diversidade Sexual.

 

A unidade do Itaim Paulista também apresenta a exposição “Homofobia Fora de Moda”, do Museu da Diversidade Sexual. Composta por 30 camisetas estampadas, selecionadas entre 122 desenhos enviados por designers de todo o Brasil, a exposição tem o objetivo de promover a conscientização e o combate à homofobia. A mostra, itinerante, já percorreu várias cidades do interior e litoral de São Paulo.

A entrada nas Fábricas de Cultura é gratuita.

PRÊMIO PAPAMIX DA DIVERSIDADE

Na semana do Dia Estadual de Combate a Homofobia o PapoMix realiza a 3ª edição do Prêmio PapoMix da Diversidade, que acontece no dia 20 de maio, no teatro João Caetano em São Paulo e que segue contribuindo para a comemoração dessa data tão importante para a comunidade LGBT, seguindo os eventos que se iniciam neste sábado.

ASSISTA O BATE PAPO COM CÁSSIO RODRIGO – ASSESSOR DE GENEROS E ETNIAS SOBRE O DIA ESTADUAL DE COMBATE A HOMOFOBIA E A PROGRAMAÇÂO ESTADUAL.

Redação PapoMix

Ver todas as mensagens

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

Instagram: @papomixoficial

  • Nosso especial de carnaval bombando no PapoMix ainda tem vrioshellip
  • ltimos testes Novo estdio do PapoMix celebrando 10 anos dehellip
  • Minha gata Thamirez sempre alegrando o dia Boa semana parahellip
  • Delta Kobra pornstar internacional no PapoMix ACESSE E ASSISTA hellip
  •  amo muito tudo isso Boa quartafeira para todos!
  • Hoje a lembrana do meu Facebook foi essa foto dehellip
  • Gravando PapoMix com o Striper Rodrigo Vilela super bate papohellip
  • Iniciando as comemoraes dos 10 anos do PapoMix gravando comhellip
  • Muito luxo e glamour no aniversrio de ClaudiaPolansky cobertura especialhellip
  • Ontem nas comemoraes de 10 anos do Guingas Bar comhellip
  • Aniversrio de Claudia Polansky super animado Cobertura em breve nohellip