São Paulo 2016-05-24 Coletiva de Imprensa da 20ª Parada do Orgulho LGBT de SP 2016 - Exmo.  Sr. FERNANDO HADDAD, Prefeito de São Paulo, Srs. FELIPE DE PAULA, Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, ALESSANDRO MELCHIOR, Coordenador de Políticas da LGBT e FERNANDO QUARESMA, Presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo - APOLGBT. Foto Cesar Ogata / SECOM

A 20ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que acontece no próximo domingo (29), terá como foco as reivindicações do segmento T (travestis, mulheres transexuais, homens trans e transgêneros). Com o tema “Lei da Identidade de gênero já! – Todas as pessoas juntas contra a transfobia”, o evento fará campanha para que a Lei de Identidade de Gênero, que atualmente tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, seja aprovada, contribuindo para o fim da transfobia no Brasil.

“Neste ano trouxemos a demanda da visibilidade do segmento T. Destacando uma parte da comunidade LGBT que sofre muito com o preconceito, com a evasão escolar, com a falta de inserção no mercado de trabalho, buscando a aprovação de uma lei. Hoje, para se ter uma mudança no nome, é preciso entrar com um processo na justiça, passar por uma perícia médica e passar pelo crivo de um juiz, que pode ser uma pessoa preparada ou pode ser uma pessoa imbuída de preconceito. Com a lei, a pessoa só precisaria ir ao cartório fazer o pedido. Algo muito mais lógico e que facilita a vida de todo mundo”, disse o presidente da Associação da Parada do Orgulho LBGT de São Paulo, Fernando Quaresma.

Apesar de já ser considerada, desde 2006, a maior Parada do Orgulho LGBT do mundo, o evento de São Paulo ainda não pertencia ao calendário oficial de eventos da cidade. Para mudar esse cenário, o prefeito Fernando Haddad assinou um Decreto que inclui a Parada LGBT no calendário oficial.

São Paulo 2016-05-24 Coletiva de Imprensa da 20ª Parada do Orgulho LGBT de SP 2016 - Exmo.  Sr. FERNANDO HADDAD, Prefeito de São Paulo, Srs. FELIPE DE PAULA, Secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, ALESSANDRO MELCHIOR, Coordenador de Políticas da LGBT e FERNANDO QUARESMA, Presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo - APOLGBT. Foto Cesar Ogata / SECOM“Curiosamente há muitas iniciativas de incluir no calendário da cidade as mais diversas homenagens. Mas ninguém se lembrou durante 20 anos de incluir a Parada LGBT no calendário oficial da cidade. Nós chegamos a estimular algumas pessoas a fazerem isso por lei, mas como ninguém tomou a iniciativa, eu resolvi baixar um decreto, porque depois de 20 anos, é o mínimo que podemos fazer. Lembrar desse evento e inclui-lo oficialmente no calendário da cidade”, afirmou o prefeito.

A Parada LGBT 2016 contará com 17 trios e com a presença de mais de 30 DJs e artistas como Alinne Rosa, Pepe e Neném, Anália, alem de atrações surpresas. Os trios desfilarão pela Avenida Paulista a partir das 12h de domingo, descendo pela Rua da Consolação. O show de encerramento acontecerá no Vale do Anhangabaú, a partir das 18h.

“Essa 20ª Parada LGBT dá continuidade a um ciclo bastante vitorioso para as políticas LGBT na cidade de São Paulo. Se a gente enxergar de 2013 para cá, nós temos a inauguração de dois Centros de Cidadania LGBT, duas unidades móveis que levam apoio jurídico, psicossocial à população de São Paulo. Invertendo a lógica do processo, levando o Estado para o cidadão e não fazendo o contrário, que o cidadão tem que correr atrás do Estado. Esse é um grande avanço. E fundamentalmente com programas inovadores como o Transcidadania, que é de fato um sucesso, de qualidade, com um trabalho muito bem feito e que tem uma relação muito direta com o tema da Parada deste ano, que é a identidade de gênero, do qual a gente não abre mão e está junto com a Associação nessa luta, nesse processo”, disse o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Felipe de Paula.

A Prefeitura de São Paulo fará apoio à estrutura física da Parada e ao show de encerramento, com foco em segurança e saúde. O investimento da gestão municipal será de até R$ 1,4 milhão.


FOTOS
Crédito: César Ogata

Redação PapoMix

Ver todas as mensagens

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Instagram: @TVPapoMix

  • Bombando aqui no Guingas Bar as comemoraes do meu aniversriohellip
  • Famlia Guingas Bar

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

TV PAPOMIX